ENCONTRE AQUI! BUSCA

ESSE ESPAÇO É TODO SEU!

ESSE ESPAÇO É TODO SEU!
DEIXE SEU COMENTÁRIO

terça-feira, 10 de julho de 2012

EDUCAÇÃO X NOVAS TECNOLOGIAS


Fonte: Imagens do Google




No Mundo Globalizado de hoje onde a velocidade das Informações é como antes nunca imaginável, devido ao avanço dos meios de comunicação e a forma como o homem vem evoluindo, descobrindo novos saberes e práticas além de novas formas de transformar de maneira cada vez mais complexa o mundo que o cerca, se adaptando a ele na busca de aperfeiçoá-lo e criar facilidades para sua vida. Era de se esperar que a Educação seguisse rumo a essas novas tecnologias e buscasse se adequar as mesmas para não se tornar obsoleta.
A Educação depara-se ainda nesse processo de Planejamento e Avaliação, para que possa ser inserida dentro deste novo contexto, com grandes desafios e busca ainda relacionar um ao outro. E como tudo que é novo, ainda há o preconceito e aceitação, habituar-se a todas essas mudanças de uma hora para outra não é coisa fácil, mas este novo ambiente exige educadores “tecnopedagogos”, capazes de construírem seu próprio material, para que os alunos interajam com o conteúdo produzido, sem deixá-los perdidos numa confusão de dados, ferramentas e tecnologias com uma avaliação que seja inerente a este processo. Isso exige um novo posicionamento por parte de todos os envolvidos.
E para ser diferente é preciso ser multimídia, sem que seja uma prática mecanicista e funcionalista, mas que amplie a construção do conhecimento e que envolva todos os sujeitos sociais, que não seja instrumento para mascarar o tradicionalismo, mas uma educação construtivista. Com um posicionamento crítico, fundamentado, com aprofundamento e atitude para essa mudança, onde todas as contribuições dos atores deste processo sejam não só desafiadoras, mas algo significativo para uma educação dinâmica e de qualidade.
As novas tecnologias não devem ser a solução dos problemas educacionais antes sim os meios para solucioná-los. Como um instrumento de auxilio para o educador e não um instrumento para substituí-lo. Mas que o mesmo possa estar se reciclando e se capacitando continuamente para enfrentar este novo desafio.


 
                            REFERÊNCIAS 

ALVES, Antonia. EAD Planejar de olho no sujeito social/TICs, uma nova postura na Educação/Educação: Resistência ou medo das novas tecnologias interativas. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=7941&categoria=4>. Acesso em 09 jun. 2012.  

DUARTE, Bento J.A importância da capacitação do educador para mudanças em sua prática pedagógica quanto à utilização do computador na educação. Disponível em:< http://www.recantodasletras.com.br/artigos/552277>. Acesso em: 09 jun.2012 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Guia impresso dos cursos de graduação em Pedagogia na modalidade à distância: 2011-2012. Uberlândia: UFU, 2012.



AO PASSAR POR AQUI FICARIA FELIZ DE VER SEUS COMENTÁRIOS E CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMA ABORDADO. ABRAÇOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FICARIA HONRADA DE VER TECIDO AQUI SEUS COMENTÁRIOS.