Fonte: Imagens Google
Um
dos objetivos da Sociologia é compreender as diferentes sociedades e suas
culturas, tendo como base teórica- metodológica o estudo dos fenômenos sociais,
analisando os seres humanos e tentando explicá-los em suas relações de
interdependência.
Para
tanto, busca-se primeiro entender o conceito de sociedade, como um conjunto de
pessoas que compartilham um propósito. Sendo, a sociedade, objeto de estudo comum entre as ciências sociais. O
conceito de indivíduo como, pessoa considerada
isoladamente, em relação a uma coletividade. E cultura como, modos apropriados
e necessários de pensar, sentir e agir. Isso inclui conhecimento, crença, arte,
moral, lei, costume dos seres humanos como membros da sociedade. Resumidamente:
cultura refere-se aos padrões, às crenças e às atitudes que fazem as pessoas
agirem como agem.
Entende-se
que o individuo e a sociedade estão interligados um ao outro, pois uma sociedade
não existe sem os indivíduos, assim como os indivíduos só existem dentro de uma
sociedade, um não pertence ao outro, coexistem ambos. O que os diferenciam são
as estruturas aos quais os mesmos estão inseridos e interagindo. Ou seja, sua
cultura, visto que, os comportamentos sociais de
sociedade para sociedade são os mais variados e diversos em significados
culturais. Padrões estes, de comportamento, que identificam as diferentes
estruturas entre as sociedades.
Então
qual é o papel da educação dentro dessas estruturas?
Ao
longo da história, situamos a idade Moderna e contemporânea, para relatar na
realidade o papel que realmente quer-se que a educação nos dias atuais cumpra,
para que essa humanização de uma sociedade justa e igualitária se faça de fato.
Veja,
a três grandes correntes a que educação tem-se embasado até então:
1. A educação básica (elementar) para todos, como meio de submissão/cidadania;
2. A educação em consonância com a categoria social;
3. A educação
elementar em consonância com o que a sociedade espera de cada indivíduo (profissional).
Mas na atual conjuntura e contexto em
que vivemos, frente às novas e tantas tecnologias, a Era da Informação e
Comunicação, além da Globalização, torna-se cada vez mais imprescindível que a
educação seja antes de tudo uma ferramenta cultural, onde as banalidades
correntes das novas mídias, não façam da cultura da humanidade em geral, e
quando digo cultura digo a todo esse legado de décadas conquistado, instrumento
mercadológico de dominação de massas.
É preciso que a educação tome as
rédeas do conhecimento como algo de direito ao sujeito social, que deva ser
antes de tudo, construtor de seu conhecimento e capaz de articulá-lo para sua
plena ação como cidadão. Necessidade esta para que a perpetuação da espécie
humana não se extinga pela própria falta de humanização dos seres que a compõe.
Como
diz Edgar Morin (1921), que a Educação deva ter o compromisso global de educar
não só para Vida, mas para “SER HUMANO,” com propósitos comuns a toda a
humanidade, de um dever comum de uma política planetária. Não esta política de
classes que cada vez mais degradam nosso Planeta na busca de maiores vantagens,
de uma pequena e efêmera parcela da humanidade, que apenas quer usurpar através
da Educação, e nos aprisionar apenas em seus interesses.
REFERÊNCIAS
MORIN, Edgar, 1921-Os sete saberes necessários à educação do
futuro / tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão
técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. ed. – São Paulo : Cortez ; Brasília,
DF : UNESCO, 2000.
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Guia impresso dos cursos de graduação em Pedagogia na
modalidade à distância: 2011-2012. Uberlândia: UFU, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
FICARIA HONRADA DE VER TECIDO AQUI SEUS COMENTÁRIOS.