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segunda-feira, 9 de julho de 2012

O PAPEL DA EDUCAÇÃO E DA VIDA EM SOCIEDADE: A CONSTITUIÇÃO DA HUMANIDADE DOS HOMENS


Fonte: Imagens Google


Um dos objetivos da Sociologia é compreender as diferentes sociedades e suas culturas, tendo como base teórica- metodológica o estudo dos fenômenos sociais, analisando os seres humanos e tentando explicá-los em suas relações de interdependência.
Para tanto, busca-se primeiro entender o conceito de sociedade, como um conjunto de pessoas que compartilham um propósito. Sendo, a sociedade, objeto de estudo comum entre as ciências sociais. O conceito de indivíduo como, pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade. E cultura como, modos apropriados e necessários de pensar, sentir e agir. Isso inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume dos seres humanos como membros da sociedade. Resumidamente: cultura refere-se aos padrões, às crenças e às atitudes que fazem as pessoas agirem como agem.
Entende-se que o individuo e a sociedade estão interligados um ao outro, pois uma sociedade não existe sem os indivíduos, assim como os indivíduos só existem dentro de uma sociedade, um não pertence ao outro, coexistem ambos. O que os diferenciam são as estruturas aos quais os mesmos estão inseridos e interagindo. Ou seja, sua cultura, visto que, os comportamentos sociais de sociedade para sociedade são os mais variados e diversos em significados culturais. Padrões estes, de comportamento, que identificam as diferentes estruturas entre as sociedades.
Então qual é o papel da educação dentro dessas estruturas?
Ao longo da história, situamos a idade Moderna e contemporânea, para relatar na realidade o papel que realmente quer-se que a educação nos dias atuais cumpra, para que essa humanização de uma sociedade justa e igualitária se faça de fato.
Veja, a três grandes correntes a que educação tem-se embasado até então:
1. A educação básica (elementar) para todos, como meio de submissão/cidadania;
2. A educação em consonância com a categoria social;
3. A educação elementar em consonância com o que a so­ciedade espera de cada indivíduo (profissional).
Mas na atual conjuntura e contexto em que vivemos, frente às novas e tantas tecnologias, a Era da Informação e Comunicação, além da Globalização, torna-se cada vez mais imprescindível que a educação seja antes de tudo uma ferramenta cultural, onde as banalidades correntes das novas mídias, não façam da cultura da humanidade em geral, e quando digo cultura digo a todo esse legado de décadas conquistado, instrumento mercadológico de dominação de massas.
É preciso que a educação tome as rédeas do conhecimento como algo de direito ao sujeito social, que deva ser antes de tudo, construtor de seu conhecimento e capaz de articulá-lo para sua plena ação como cidadão. Necessidade esta para que a perpetuação da espécie humana não se extinga pela própria falta de humanização dos seres que a compõe.
Como diz Edgar Morin (1921), que a Educação deva ter o compromisso global de educar não só para Vida, mas para “SER HUMANO,” com propósitos comuns a toda a humanidade, de um dever comum de uma política planetária. Não esta política de classes que cada vez mais degradam nosso Planeta na busca de maiores vantagens, de uma pequena e efêmera parcela da humanidade, que apenas quer usurpar através da Educação, e nos aprisionar apenas em seus interesses.

REFERÊNCIAS

MORIN, Edgar, 1921-Os sete saberes necessários à educação do futuro / tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. ed. – São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000. 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Guia impresso dos cursos de graduação em Pedagogia na modalidade à distância: 2011-2012. Uberlândia: UFU, 2012.

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