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segunda-feira, 9 de julho de 2012

INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE


                       
                                                        Fonte: Imagens Google
                         
Antigamente o homem trabalhava para manutenção da própria existência, cada trabalhador podia se identificar com o fruto de seu trabalho, hoje não trabalhamos em prol de algo próprio. O produto do trabalho passa a ser posse de outros. O trabalho passa a ser formativo, conforme os desafios novas formas de resolução de problemas são desenvolvidas, a aprendizagem acontece no trabalho, mas passa a ter outro valor, valendo aquilo pelo que ele pode ser trocado.
A Educação não tem escapado as expressões sobre a divisão do trabalho no contexto social em que vivemos atualmente, de uma sociedade capitalista, reproduzindo a sociedade de classes, o modelo de organização escolar baseado no modelo de organização do trabalho de empresas é algo corriqueiro e os impactos desastrosos na construção da identidade docente. Neste sentido, parece ficar claro que os processos de reestruturação educacional propostos pelas políticas neoliberais têm um impacto sobre o trabalho docente, aprofundando processos de intensificação do mesmo.
No mundo competitivo de hoje, onde a velocidade das informações são cada vez maiores e o corporativismo que muda a cada minuto, com a modernização e os avanços tecnológicos, as privatizações, reestruturações produtivas, políticas econômicas e fiscais, e a sociedade que está cada vez mais conectada, ao conhecimento e á tecnologia.
A Educação é desafiada a estabelecer, sistematicamente, novos diferenciais para o Mercado e Gestão de Pessoas, exigindo da mesma cada vez mais competências e resultados significativos, papel este ligado a gestões que participam ativamente dos processos nas organizações que se fartam no uso de novas ferramentas para ajudá-los a administrar melhor sua mão de obra, negando com isto a autonomia docente. Contradizendo a aparente e discursiva forma de autonomia escolar, mas fortalecendo a centralização dos processos de avaliação do sistema de ensino e de controle do trabalho pedagógico, que definem, ao fim e ao cabo, o conteúdo e a forma daquilo que os professores e as professoras devem ensinar. Comprometendo a construção de uma práxis que valorize e qualifique a efetiva construção da identidade docente.
REFERÊNCIAS 

BIOPODER. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. 2012. Disponivel em : < http://pt.wikipedia.org/wiki/Biopoder>. Acesso em : 29 fev. 2012. 

HYPOLITO, Álvaro Moreira; VIEIRA, Jarbas Santos; PIZZI, Laura Cristina Vieira. Reestruturação curricular e auto intensificação do Trabalho docente. Currículo sem Fronteiras, Pelotas Vol.9. n. 2, pp.100-112, Jul/Dez 2009  

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Guia Impresso do curso de graduação nas modalidades à distância: 2011-2012. Uberlândia: UFU, 2012

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