ENCONTRE AQUI! BUSCA

ESSE ESPAÇO É TODO SEU!

ESSE ESPAÇO É TODO SEU!
DEIXE SEU COMENTÁRIO

sábado, 7 de julho de 2012

A DIFERENÇA ENTRE LER E DECIFRAR O CÓDIGO LINGUISTICO.

                                                     Fonte: Imagens do Google

          
Aprender a ler e escrever já não é o suficiente para quem apenas foi alfabetizado. Para que se possa ir além da alfabetização, entendido restritamente como o aprendizado do sistema da leitura e da escrita, ou ainda aquelas pessoas que mesmo alfabetizadas não sabem fazer uso da leitura e da escrita, por desconhecerem o universo que as envolve para se apropriar de tal ato.
                Ler e escrever são compreender, não apenas decifrar códigos, saber quais são as letras, juntarem as mesmas corretamente. É preciso dar sentido ao texto, dentro de um contexto social da leitura e da escrita.
                Quando se escreve ou se lê é importante primeiramente interagir com o ato em questão, ter conhecimento prévio do que se quer fazer e, ser interpretado da forma que se espera. É preciso proporcionar ao leitor, variação e entonações corretas, é preciso ter e ser coerente
                Ler significa compreender o discurso apresentado pelo código lingüístico. Nem sempre que deciframos o código o compreendemos. Decifrar o código lingüístico significa colocar som nas letras de uma palavra.
                Fazer uso da leitura e da escrita é antes de qualquer coisa interagir com o mundo! É produzir, e trazer aos leitores a vivência do que se lê, quando se escreve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FICARIA HONRADA DE VER TECIDO AQUI SEUS COMENTÁRIOS.