Fonte: Imagens Google
É muito triste alguém chegar a um ponto da vida, olhar para trás e ver
que nada do que desejou, conseguiu fazer, simplesmente viveu uma vida comum. É
nato do ser humano preocupar- se com o futuro. Planejar, nada mais é do que o
trabalho de preparação para qualquer empreendimento, no qual se estabelecem os
objetivos, etapas, prazos e meios para sua concretização.
Planejar, em primeiro lugar, é definir um foco, situar-se dentro da
própria vida e definir um rumo, com marcos específico a serem alcançados. O planejamento
é a tentativa de prever as ocorrências futuras e estar preparado para agir de
forma a evitar surpresas desagradáveis no funcionamento e na gestão dos
objetivos que se quer alcançar. Sem planejamento, os obstáculos se tornam
empecilhos para se chegar aos objetivos; obstáculos estes que poderiam ter sido
previstos. Sem planejamento, se dá voltas e voltas e não se chega a lugar
algum.
O principal objetivo do planejamento é garantir que o que se quer
realizar não fique apenas no querer, num desejo vago, garantir que se tenha uma
real oportunidade de se tornar realidade. Planejar é programar as ações que aos
poucos vão construindo nossos sonhos e objetivos. Quem não planeja tem muito
pouca chance de conseguir realizar o que quer. Mas também o planejamento não
servirá de nada se o mesmo não for primeiramente realizável, executado,
avaliado e o mais importante corrigido, se necessário, para se chegar enfim aos
objetivos propostos para se tornarem reais.
Na Educação isto não se dá de forma
diferente, para
desenvolver estratégias e as relações pretendidas na área. Assim o planejamento
educacional deve ser feito no âmbito global, envolvendo todos os membros da
organização, a fim de que assumam seu papel perante suas responsabilidades e
suas atuações diante do que foi planejado, atingindo assim o sucesso
operacional do que se planejou. De que adiantaria criar inúmeras possibilidades
de acontecimentos se não existir comprometimento e o objetivo firme e decisivo
de transformar o planejamento em realidade sem que se compreenda o porque e
para que se planeja. Descentralizando na realidade “as responsabilidades” para
se alcançar a Educação almejada.
REFERÊNCIAS
TEIXEIRA,
Maria Adélia. O planejamento em educação: revisando conceitos para mudar
concepções e práticas. Disponível em:
<http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/fundam02.htm>. Acesso em: dia 16 Mar. 2012.
SOISTAK,
Jorge. A importância do Planejamento. Disponível
em: < http://www.classecontabil.com.br/servlet_art. php?id=637>Acesso em: 14
mar. 2012.
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