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segunda-feira, 9 de julho de 2012

A FAVOR DA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.

Fonte: Imagens Google

É muito triste alguém chegar a um ponto da vida, olhar para trás e ver que nada do que desejou, conseguiu fazer, simplesmente viveu uma vida comum. É nato do ser humano preocupar- se com o futuro. Planejar, nada mais é do que o trabalho de preparação para qualquer empreendimento, no qual se estabelecem os objetivos, etapas, prazos e meios para sua concretização.
Planejar, em primeiro lugar, é definir um foco, situar-se dentro da própria vida e definir um rumo, com marcos específico a serem alcançados. O planejamento é a tentativa de prever as ocorrências futuras e estar preparado para agir de forma a evitar surpresas desagradáveis no funcionamento e na gestão dos objetivos que se quer alcançar. Sem planejamento, os obstáculos se tornam empecilhos para se chegar aos objetivos; obstáculos estes que poderiam ter sido previstos. Sem planejamento, se dá voltas e voltas e não se chega a lugar algum.
O principal objetivo do planejamento é garantir que o que se quer realizar não fique apenas no querer, num desejo vago, garantir que se tenha uma real oportunidade de se tornar realidade. Planejar é programar as ações que aos poucos vão construindo nossos sonhos e objetivos. Quem não planeja tem muito pouca chance de conseguir realizar o que quer. Mas também o planejamento não servirá de nada se o mesmo não for primeiramente realizável, executado, avaliado e o mais importante corrigido, se necessário, para se chegar enfim aos objetivos propostos para se tornarem reais.
Na Educação isto não se dá de forma diferente, para desenvolver estratégias e as relações pretendidas na área. Assim o planejamento educacional deve ser feito no âmbito global, envolvendo todos os membros da organização, a fim de que assumam seu papel perante suas responsabilidades e suas atuações diante do que foi planejado, atingindo assim o sucesso operacional do que se planejou. De que adiantaria criar inúmeras possibilidades de acontecimentos se não existir comprometimento e o objetivo firme e decisivo de transformar o planejamento em realidade sem que se compreenda o porque e para que se planeja. Descentralizando na realidade “as responsabilidades” para se alcançar a Educação almejada.                         


REFERÊNCIAS


TEIXEIRA, Maria Adélia. O planejamento em educação: revisando conceitos para mudar concepções e práticas. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/fundam02.htm>. Acesso em: dia 16 Mar. 2012. 

SOISTAK, Jorge. A importância do Planejamento. Disponível em: < http://www.classecontabil.com.br/servlet_art. php?id=637>Acesso em: 14 mar. 2012.

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