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sábado, 7 de julho de 2012

EAD: Que BICHO é esse?

                                                      Fonte:Imagens Google

Austero, seu nome de batismo, mas também de um caráter inabalável, 42 anos. Um professor compromissado com tudo que se detinha a fazer, habilitado há mais de vinte anos no antigo Magistério, dezoito anos de experiência como professor do ensino Fundamental, competentíssimo, acreditava que poderia mudar o mundo, pois formava gente! Nunca conseguira cursar o ensino superior devido ao passado de menino pobre, de periferia, de vida humilde e regrada. Mas nunca perdera a esperança de um dia alcançar tal proeza.
Sempre sonhara em um dia poder frequentar a universidade, no curso de Pedagogia, completando assim seu desejo, ser um administrador escolar, e não somente formar gente, mas liderar um grupo de formadores.
Mas Austero acreditava que com as mudanças que vinham acontecendo, tanto na sociedade em geral, quanto na educação, não demoraria muito para que seu objetivo fosse alcançado. Para Austero a coisa mais importante do mundo era isso. Tentara muitas vezes passar em vestibulares públicos, e nada...
- Não posso desistir de meu sonho, dizia consigo. Tenho certeza que se não desanimar um dia vou conseguir.
Austero incubou a idéia, mas necessitava de um fato que o convencesse de maneira absoluta que sua dedicação não era vã, em busca de seu sonho, estudava muito.
Um dia aconteceu o que era tão esperado: Austero ganhara uma bolsa integral, num curso de Pedagogia, mas era à distância... Recebeu a notícia como uma porretada.
Pedagogo, ele!!! Nem acreditara - Mas a distância... Ficou encucado.
Não fazia idéia do que era – mas imaginava ele - Austero. Pe-da-go-go de um curso Universitário.
Passou a noite em claro, pensando como se daria isto. Pela manhã arrumou-se e foi ter com um amigo.
Tonho, fora seu professor no Magistério, era como um Guru para Austero, e sempre que precisava o procurava.
- Salve, Austero! O que o traz aqui assim tão cedo, caro amigo?
- Sabe, Mestre -era assim que Austero o chamava– ganhei uma bolsa de Pedagogia à distância e não faço idéia de como é isso. Já ouvi falar desses cursos por correspondência, e não sei não, se vale à pena, você sabe como eu sou. Costumo levar as coisas a sério, afinal é o meu maior sonho, mas será que em um curso á distância as coisas são sérias?
- Calma, meu amigo, também não é assim um bicho de sete cabeças. Claro que são sérias! As pessoas têm a mania de associar o ensino à distância a uma coisa que ele não é: o distanciamento do ensino ou da aprendizagem, mas na realidade ele apenas supera as distâncias.
- Como assim, mestre? Não vou ter uma faculdade “física”, um professor “físico”, e você ainda me diz que ele supera as distâncias? Como poderei eu aprender realmente com tanta distância de tudo?
- Então, como eu ia dizendo, a distância mesmo, só será na verdade, o espaço físico entre os alunos e o professor, pois os mesmos ocuparão espaços diferentes. Mas os métodos de ensino, devido essa separação, serão conduzidos mediante as fases interativas e pré- ativas, por palavras impressas, ou elementos mecânicos e/ou eletrônicos.
- Como assim? Ainda não entendi?
- Sabe, Austero, com a globalização e as novas tecnologias era de se esperar que a educação não ficasse para trás. Embora a educação à distância tenha a sua origem nas experiências de educação por correspondência e em meados do século XIX, com a utilização de novas mídias de interação, pode-se afirmar que o ensino à distância está vinculado às mídias de interação entre os sujeitos, ou seja, ao meio de comunicação utilizado para a manutenção do processo de ensino-aprendizagem, com apenas uma diferença, o distanciamento espacial e temporal entre professor e aluno.
- Mas como fica o papel do professor nisto tudo?- pergunta Austero ressabiado – Desta forma, daqui algum tempo, nossa profissão ficará extinta!
- Engano seu, caro amigo. O que a educação a distância propõe não é a extinção do professor, mas sim uma nova função para o mesmo!
- Nossa mestre, assim você me assusta! Quero fazer Pedagogia pra continuar a ser professor e você me diz que terei que mudar de função?
- Não, não... Você não entendeu. Função que eu digo, Não é profissão, mas a função do professor que eu digo é a de detentor do saber. No ensino à distância a função do professor será ser parte integrante de uma equipe, construtora do saber. Ele será o animador, o organizador, o incentivador e facilitador da aprendizagem, cabendo-lhe definir estratégias e propor atividades para que o aluno aprenda e, sobretudo, aprenda a aprender.
- Ah mestre, mas isso também deve ser assim em cursos presenciais.- Falou Austero muito confuso.
- Aí é que está, caro amigo! a questão da função também do aluno à distância!
- Como assim, função do aluno? - Austero parecia mais confuso ainda.
- Calma, eu vou explicar: O aluno à distância deve ter autodisciplina para o aprendizado, deve saber, motivado pelo professor, aprender a perguntar ou onde achar a informação e como estudá-la, para então ser sujeito da construção de seu próprio conhecimento, num processo individual e particular, através da interação com o ambiente e com os demais alunos envolvidos também neste processo, de forma reflexiva e ativa para sua real aprendizagem. Gerando um aprendizado mais dinâmico, no qual o estudante é o sujeito determinador do seu ritmo, da sua velocidade e do percurso a ser seguido nos estudos.
- Nossa mestre, isso tudo me parece tão complicado! Mas também me parece algo muito sério, pois como você mesmo colocou o ensino a distância está na verdade, a frente do presencial, pois esse aluno, mesmo no presencial deveria ter esse compromisso – Colocou Austero perplexo com tal seriedade.
- É verdade, Austero . Embora muitos ainda não entendam o compromisso do ensino à distância mediante a construção do conhecimento. O mesmo é apenas um novo formato ou modalidade de ensino aprendizagem, centrado no aluno, baseado no resultado, interativo, participativo, flexível quanto ao currículo, às estratégias de aprendizagem e envio. Não muito preso às instituições de aprendizado superior, por que pode também se dar nos lares e nos locais de trabalho rompendo com tradições e maneiras de se planejar o novo.
- Nossa mestre, tudo isso marca então uma nova era nos setores de comunicação e informação! – Complementa Austero, entendendo melhor o assunto.
- Mas, como você pode perceber, falta ainda muito investimento público nesta área para que a coisa fique ainda melhor e seja reconhecida sem preconceitos pela sociedade em geral, por falta de divulgação e conhecimento do que seja esse tal BICHO DE SETE CABEÇAS que você estava pensando que era o curso à distância, não é mesmo?
- Pois é! Mas agora você nem imagina o quanto estou orgulhoso por poder fazer parte deste novo contexto na área educacional. E poder fazer o curso que eu tanto sonhei de uma maneira tão inovadora e que, com certez,a revolucionará com os conceitos tradicionais de educação e contribuirá para a construção de um sistema educacional do futuro! –Agora mais eufórico do que nunca, diz Austero ao mestre tão querido -Eu sabia que só você seria capaz de tirar-me essa pulga atrás da orelha. Amanhã mesmo farei minha matrícula.
Tonho, também orgulhoso por saber que mais uma vez pode fazer parte desta passagem tão importante na vida de seu eterno admirador e aluno, contribuiu para sanar suas dúvidas e fazê-lo descobrir que bicho é esse! Ou melhor: que não existe bicho nenhum!

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