ENCONTRE AQUI! BUSCA

ESSE ESPAÇO É TODO SEU!

ESSE ESPAÇO É TODO SEU!
DEIXE SEU COMENTÁRIO

sábado, 7 de julho de 2012

O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM.

         
                                                     Fontes: imagens do Google        


                  

Ao longo da história, o homem vem construindo seu conhecimento através das relações e interação com o outro e o meio em que está inserido, descobrindo novos saberes e práticas, além de novas formas de transformar, de maneira cada vez mais complexa o mundo que o cerca, se adaptando a ele, na busca de aperfeiçoá-lo e criar facilidades para sua vida sendo ele um indivíduo que atua dentro desta perspectiva, como um ser que observa, explora, pesquisa, compara, relaciona, discrimina, levanta hipóteses, faz conclusões e se posiciona.

E conquistado através desta construção, as novas tecnologias, passando da Era industrial a Era da comunicação e da informação. Há de se pensar hoje em um novo homem. O que mostra a necessidade de se pensar e refletir sobre o desafio e a importância, frente à construção de novas metodologias de ensino e aprendizagem que respeitem as exigências atuais. Possibilitar a esse indivíduo situações que exijam reflexão, criticidade, raciocínio, interpretação e compreensão. Além de propiciar a ele expressar suas experiências de vida, para só então desenvolver seu processo de ensino/aprendizagem.
                No mundo marcado pela influencia constante das Mídias, as formas de aprender se modificam, a partir do momento que esse indivíduo é exposto a um mundo cheio de linguagens, entenda-se linguagem, por toda forma como o homem se comunica seja verbal visual ou gestual cabe a essas metodologias preparar o indivíduo para entender criticamente o que elas oferecem, além de capacitá-lo a interpretar, produzir ou reproduzir e enfrentar essa nova realidade gerada pelos meios de comunicação.
                Consciente desta transformação social que leva em consideração a realidade, interesses e individualidade de cada um, pode-se afirmar que as metodologias com uso de novas tecnologias são atividades prazerosas e que elevam a motivação do indivíduo que aprende. Além de favorecer as manifestações de inteligência e propiciar a construção de novos saberes e competências o que fortalece cada vez mais o aprendiz dentro deste contexto, de um "Ser" que participa da construção de seu próprio conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FICARIA HONRADA DE VER TECIDO AQUI SEUS COMENTÁRIOS.