Fonte: Imagens do Google
Certos acontecimentos podem marcar a vida de uma pessoa para
sempre, uma criança que se sente rejeitada, se sente excluída de seu grupo
social, terá a maior dificuldade para tornar-se um adulto confiante e integrado
à sociedade e nosso papel como professor é também ensinar a solidariedade mútua.
Temos que ter cuidado com nossas expectativas, quantos aos
alunos, para que as mesmas não tenham indicadores falsos e preconceituosos,
julgando-os pelas aparências: físicas, sociais ou econômicas, nem pelas suas
capacidades de se concentrarem e de expressarem-se, e tal coisa se torne um
fator determinante para as inter-relações principalmente referentes às relações
entre professor/aluno, expressadas muitas vezes em frases que nunca deveriam
ser ditas, criando rótulos, denegrindo imagens, desmerecendo o que poderia ser
potencializado.
É preciso que o professor estimule seus alunos e demonstre as
compensações do ato de aprender, criando condições para que as inter-relações
integrem a todos sem distinção, se colocando no lugar de seus alunos, se unindo
aos mesmos e aos seus pares para resolver dificuldades comuns, inspirando
confiança e respeito, criando caminhos para uma relação mais justa tanto na
escola quanto na vida.
Combatendo a violência, enfrentando os preconceitos tratando-os
com justiça e equidade, independente de qualquer coisa, onde sua postura diante
dos alunos é seu maior exemplo, como coautor, fazer a diferença, para que
realmente cumpra seu papel social para um futuro melhor daqueles que esperam
dele tal ato, e só o fato dele fazer de sua sala de aula um espaço democrático
onde as relações interpessoais aconteçam de modo a levar os alunos a entenderem
que é possível criar um ambiente de respeito, confiança e solidariedade
recíproco já é uma grande conquista.
AO PASSAR POR AQUI FICARIA FELIZ DE VER
SEUS COMENTÁRIOS E CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMA ABORDADO. ABRAÇOS
REFERÊNCIAS: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Vídeo: A violência na
escola. (Convívio escolar). TV
Escola-Escola / Educação. Disponível em:<
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20288>
. Acesso em: 08 Abr. 2013.
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