ENCONTRE AQUI! BUSCA

ESSE ESPAÇO É TODO SEU!

ESSE ESPAÇO É TODO SEU!
DEIXE SEU COMENTÁRIO

terça-feira, 9 de abril de 2013

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Fonte: Imagens do Google 


Certos acontecimentos podem marcar a vida de uma pessoa para sempre, uma criança que se sente rejeitada, se sente excluída de seu grupo social, terá a maior dificuldade para tornar-se um adulto confiante e integrado à sociedade e nosso papel como professor é também ensinar a solidariedade mútua.
Temos que ter cuidado com nossas expectativas, quantos aos alunos, para que as mesmas não tenham indicadores falsos e preconceituosos, julgando-os pelas aparências: físicas, sociais ou econômicas, nem pelas suas capacidades de se concentrarem e de expressarem-se, e tal coisa se torne um fator determinante para as inter-relações principalmente referentes às relações entre professor/aluno, expressadas muitas vezes em frases que nunca deveriam ser ditas, criando rótulos, denegrindo imagens, desmerecendo o que poderia ser potencializado.
É preciso que o professor estimule seus alunos e demonstre as compensações do ato de aprender, criando condições para que as inter-relações integrem a todos sem distinção, se colocando no lugar de seus alunos, se unindo aos mesmos e aos seus pares para resolver dificuldades comuns, inspirando confiança e respeito, criando caminhos para uma relação mais justa tanto na escola quanto na vida.
Combatendo a violência, enfrentando os preconceitos tratando-os com justiça e equidade, independente de qualquer coisa, onde sua postura diante dos alunos é seu maior exemplo, como coautor, fazer a diferença, para que realmente cumpra seu papel social para um futuro melhor daqueles que esperam dele tal ato, e só o fato dele fazer de sua sala de aula um espaço democrático onde as relações interpessoais aconteçam de modo a levar os alunos a entenderem que é possível criar um ambiente de respeito, confiança e solidariedade recíproco já é uma grande conquista.


AO PASSAR POR AQUI FICARIA FELIZ DE VER SEUS COMENTÁRIOS E CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMA ABORDADO. ABRAÇOS

REFERÊNCIAS: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Vídeo: A violência na escola. (Convívio escolar). TV Escola-Escola / Educação. Disponível em:< http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20288> . Acesso em: 08 Abr. 2013.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FICARIA HONRADA DE VER TECIDO AQUI SEUS COMENTÁRIOS.