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quinta-feira, 11 de junho de 2015

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO PARA LIDAR COM UMA ESCOLA EXCLUDENTE, PRECONCEITUOSA E REPRODUTORA"!

                     


  Acredito que, em primeiro lugar temos que ter responsabilidade frente a profissão que escolhemos, pois sabemos que vivemos numa sociedade capitalista, num mundo pós industrializado, consumista, individualista, globalizado e evoluído tecnologicamente, no qual tem sofrido consideráveis mudanças, dentre elas e a que mais tem afetado consideravelmente a educação são as estruturas familiares que de uma maneira geral é a maior contribuidora para que a educação aconteça de fato.
     Perceber o papel da educação nos momentos históricos e caracterizá-los para um melhor entendimento da forma como a contemporaneidade vem influenciar a vida dos sujeitos em nossa época é algo imprescindível, portanto, ter consciência do real papel da educação frente a estas novas demandas e este novo contexto é algo que não se pode ignorar frente a tal compromisso.
     Segundo Paulo Freire, (1979, p. 07):


A primeira condição para que um ser possa assumir um ato comprometido está em ser capaz de agir e refletir. É preciso que seja capaz de, estando no mundo, saber-se nele... Se a possibilidade de reflexão sobre si, sobre seu estar no mundo, associada indissoluvelmente a sua ação sobre o mundo não existe no ser, seu estar no mundo se resume a um não poder transpor os limites que lhe são impostos pelo próprio mundo, do que resulta de que este ser não é capaz de compromisso. É um ser imerso no mundo, no seu estar, adaptado a ele e sem ter dele consciência... O tempo para tal ser “seria” um perpetuo presente, um eterno hoje... O mundo não é. O mundo está sendo... Meu papel no mundo não é só o de quem constata o que ocorre mas também o de quem intervém como sujeito de ocorrências. Não sou apenas objeto da História mas seu sujeito igualmente. No mundo da História, da cultura, da política, constato não para me adaptar mas para mudar. No próprio mundo físico minha constatação não me leva à impotência. O conhecimento sobre os terremotos desenvolveu toda uma engenharia que nos ajuda a sobreviver a eles. Não podemos eliminá-los mas podemos diminuir os danos que nos causam. Constatando, nos tornamos capazes de intervir na realidade, tarefa incomparavelmente mais complexa e geradora de novos saberes do que simplesmente a de nos adaptar a ela.... Não posso estar no mundo de luvas nas mãos constatando apenas. A acomodação em mim é apenas caminho para a inserção, que implica decisão, escolha, intervenção na realidade.... O êxito de educadores centralmente está na certeza que jamais os deixa de que é possível mudar, de que é preciso mudar... É assim que este saber que a História vem comprovando se erige em princípio de ação e abre caminho à constituição, na prática, de outros saberes indispensáveis... 

Diante de tais argumentos, o compromisso é nosso maior desafio frente a educação e o papel que a mesma deve exercer na atualidade.

REFERÊNCIAS: FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. 24º Ed. São Paulo: Editora Paz e Terra S.A., 2001.

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